Um blog criado para que ,diariamente, eu possa escrever sobre as coisas que gosto, tocam meu coração, pessoas queridas, assuntos que curto, planejamentos de vida, enfim pedaços de mim, da minha vida.

BOM TER VCS COMIGO!!!

Aprendi que na vida vive-se um dia por vez, pois em alguns instantes tudo pode mudar.



sexta-feira, 9 de abril de 2010

O Rio de Janeiro sofre



Essas nuvens sobre a cidade assustam. Ouvi uma frase sobre a previsão do tempo para o ocorrido no Rio que parece relatar bem o que aconteceu: foi como ter uma toalha de banho super molhada e torcer sobre algo,neste caso a cidade do RJ...quanta água sobre um mesmo lugar. Apavorante!!!






MORRO DO BUMBA, NITERÓI- RJ



Nessa semana o Rio de Janeiro sofreu (e sofre a cada momento) com um temporal que começou na segunda feira dia 04. Muitas vidas foram ceifadas quando a noite no descanso de suas casas simples, no morro, dezenas de pessoas foram acordadas com avalanches de levavam suas casas. Vidas e vidas sendo soterradas.
O temporal que provocou a tragédia no Estado do Rio teve início no final da tarde de segunda-feira (5) e levou o caos à capital e à região metropolitana, que praticamente pararam na terça-feira, somente na terça-feira choveu mais do que o esperado para todo o mês de abril na região.

"Segundo a prefeitura, na chuva histórica que destruiu a cidade em 1966, quando morreram mais de 140 pessoas, choveu 245 milímetros em 24 horas. Em 1988, foram 230 milímetros e em 1996, 201 milímetros"
Na chuva de janeiro de 1966, deslizamentos de terra nas favelas causaram mais de 140 mortes. Os cariocas enfrentaram racionamento de gás, energia e água, contaminada por esgoto transbordando das galerias de águas pluviais. Até o carnaval ficou ameaçado, e quase não saiu naquele ano." Nesta época eu tinha 6 anos e me lembro de ouvir pessoas mais velhas da família relatarem este episódio.







Quando já se contabilizava várias mortes, nesta catásfrofe que assolou a cidade, uma forte chuva cai sobre a cidade .Choveu muito...""Foi o maior volume de chuvas relacionadas a enchentes já registrado em nossa cidade. Tivemos a chuva forte somada à maré alta e ressaca, o que agravou a situação. Para se ter uma ideia, o nível da Lagoa Rodrigo de Freitas que normalmente é de 50 centímetros foi a 1,40 metro. É claro que ninguém nega que existam deficiências e problemas estruturais, mas não há galeria pluvial limpa que segure este volume de água", afirmou Eduardo Paes."
Na quarta-feira à noite, em Niterói em uma região onde já havia ocorrido deslizamentos, no Morro do Bumba, equipes de bombeiros haviam dado por finalizada as buscas às 18:30h,mais uma vez a região sofre as causas de uma ocupação em área de risco, agora sobre um lixão desativado há mais de 25 anos. Uma montanha de lixo que estava debaixo de casas veio abaixo levando mais de 50 casas, lojas, creche , ruas,carros e não se sabe ainda quantas vidas estão debaixo de todo aquele lixo, terra, entulho. É triste, eu me compadeço das vidas que se foram e rogo a Deus para que elas estejam junto ao Pai, e que nossos governantes estendam seus olhares por toda aquela comunidade sofrida.



Moradia atingida no Morro do Céu, em Niterói (Foto: Glauco Araújo/G1)

E as autoridades agora, resolver tirar as pessoas que vivem em área de risco. Oferecem a eles um aluguel social no valor de R$ 400,00 e prometem moradia tão logo as obras do PAC fiquem prontas. Fico incrédula com esses paliativos. Será mesmo que vai funcionar??? Dá uma tristeza imensa ver o rosto, o sofrimento de todas essas pessoas sofredoras, que já viviam com o mínimo de dignidade serem expulsas de suas casas. E casas vão ao chão, uma história de vida some em poucos minutos. Que elas retomem sua história dessa vez em lugares sem risco, é isso que eu rogo a Deus. Vou ficar atenta a continuidade desse processo de mudança.

Nesta terça-feira, dia 13/04, famílias enfrentaram fila para o cadastramento para receberem o aluguel social que o Governador Sergio Cabral prometeu a quem vive em área de risco, mas o pouco caso mais uma vez reino. Desde a madrugada a fila foi se formando, idosos,mulheres com crianças,homens sem rumo , pois penso o que se passa na mente deles,o futuro como será a partir de agora??? Era para começarem a atender às 8h ,mas somente as 10h informaram que o local de cadastramento havia mudado. A mãezinha de nenhum organizador devia estar nesta fila, pois o pouco caso foi muito. Ouvi , em entrevista, uma senhora de 74 anos que desde às 4h da madrugada estava na fila e não sabia como iria chegar a este local novo para recastramento, pois tinha que estar no abrigo até às 10h, pois tinha que cuidar dos netos que lá estavam. Srs. políticos, vamos acordar e dar mais atenção a estas pessoas, por favor!!!

"Até às 13h desta terça-feira (13), cerca de 3 mil pessoas que estão desabrigadas por conseqüência das enchentes em Niterói haviam efetuado inscrições para o recebimento do benefício Aluguel Social, além do programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal.

Uma equipe da prefeitura, composta por oito pessoas, dá prosseguimento ao trabalho em uma tenda no Morro do Bumba, no Viçoso Jardim. Quem desejar pode fazer o cadastramento em unidades do Conselho Regional de Assistência Social espalhadas pela cidade.

De acordo com a prefeitura, assistentes sociais visitaram alguns abrigos, além de igrejas e associações de moradores para fazer o cadastramento. O registro nas escolas estaduais está sendo feito pelo governo do Estado."

E ainda hoje, 26/04/10, várias pessoas continuam morando em escolas públicas e com isso gerando outro prblema social: crianças sem aula, a educação mais uma vez sendo lesada. Um caos social. Imagine pessoas e mais pessoas dividindo um espaço reduzido, sem ter como fazer as refeições para suas familias de forma digna. Já ouvi em entrevistas que isto está gerando brigas e um transtorno entre estas famílias sofridas. O tal do aluguel social que o governo prometeu e que muitos ainda nem viram a cor do dinheiro e nem sequer receberam o protocolo de inscrição e com isto não conseguem alugar nada. Muitos já retornam para as casas interditadas pela Defesa Civil, pois não tem onde ficar. Isso, com certeza, vai gerar mais caos se as chuvas voltarem a cair. Espero que as autoridades retornem a olhar com carinho e pulso firme e que façam alguma coisa por estas famílias. E que não seja necessário mais pessoas morrerem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não vai embora assim. Deixe um recadinho.Fico tão feliz.Obrigada!!!Bjos

Related Posts with Thumbnails