Um blog criado para que ,diariamente, eu possa escrever sobre as coisas que gosto, tocam meu coração, pessoas queridas, assuntos que curto, planejamentos de vida, enfim pedaços de mim, da minha vida.

BOM TER VCS COMIGO!!!

Aprendi que na vida vive-se um dia por vez, pois em alguns instantes tudo pode mudar.



domingo, 1 de agosto de 2010

Agosto...como assim?? Já??!!!!

Já agosto??? Meu Deus!!! Como o tempo passa!!!
Mês de niver de mamy, do filhão amado que fará 30 anos. Outro Meu Deus!!!! 30??? não creio no que escrevo...foi outro dia..tão pequenino. Deixa de corujice, Dona Ana!


E o dia amanheceu meio lusco-fusco,acho que vai se confirmar a previsão do tempo para estes próximos dias: chuva e frio a caminho. E aí dá mais vontadezinha de ficar em casa. Eita, desculpa esfarrapada.
Hoje planejava ir à feirinha de artesanato,mas acho que vou mesmo é acabar uma maletinha que estou pintando para presentear a uma menina muito linda.

Só espero que a chuva não atrapalhe meus planos de arrumar o jardim, na quarta. Quero dar um ar mais colorido e alegre a ele. Tadinho anda tão jururu,cheio de matinho. Não posso deixar esse cantinho da minha casa ficar assim, pois a entrada de uma casa reflete o que somos, como estamos interiormente. Bem, eu acredito nisso. E por conta dessa minha crença quero deixá-lo super lindo.
Já agendei com marido para irmos,na terça, ao Ceasa, comprar várias mudinhas de plantinhas e uma bungavile.
Por que uma bungavile??? Primeiro porque acho super linda e harmoniosa. Já tive uma quando morava em Minas. E durante um sonho,onde eu estava grávida de uma menina ( só em sonho mesmo rsrsrs) mas tem sido recorrente estes sonhos onde apareço grávida, minha comadre Irani que também tinha acabado de ganhar uma menina ( ela já é vovó de 4) dizia para que plantasse em minha casa uma bugavile que me traria ainda mais felicidade. Como não custa investir, por isso essa minha vontade de ter essa linda trepadeira em casa subindo até a sacada.Já vejo como ficará: linda...mas alguns cuidados serão necessários. E por isso andei pesquisando o que deverei fazer.



( Ainda não sei a cor que quero,mas vi que exitem tantas variações que ficarei indecisa, com certeza.)



Para esta semana planejo ainda voltar a bordar uma imensa toalha em pnto cruz que comecei em abril e por conta da reforma nos banheiros foi abandonada em alguma bolsa em algum armário da casa e que deve, com certeza, estar gritando: Me tirem daqui!!!! Pode deixar, vc será resgatada, prometo.
E na sequência tenho na fila algumas peças em MDF que pretendo pintar e fazer mosaico,mas que ainda não encontrei ao certo que quero fazer e vão ficando ali na caixa implorando um carinho,uma pincelada que seja para que fiquem arrumadinha e façam parte de algum cantinho da casa, seja lá de quem for.



Buganvile (ou primavera, ou bugainville, ou buganinvillea)

Pesquisando sobre o bungavile,achei estas informações que deixarei aqui para fonte de consulta.

"De origem brasileira, a primavera (Bougainvillea spectabilis, Bougainvillea glabra) - também conhecida como buganvília, ceboleiro, três-marias ou flor-de-papel - é uma espécie rústica, que exige poucos cuidados. Seu nome foi dado em homenagem ao francês Louis Antoine Bougainville, que a descobriu em nosso país, por volta de 1790, e a levou para a Europa, onde ela se tornou famosa e se difundiu para o resto do mundo.

As belas e coloridas "flores" da primavera não são exatamente as flores da planta: são brácteas (folhas modificadas) que envolvem as verdadeiras, e relativamente insignificantes, flores amareladas. O conjunto resulta numa aparência exótica, encontrada nas cores branca, rosa, vermelho intenso ou laranja.

Por ser uma espécie muito hibridada, já se obteve brácteas com dezenas de formas e cores, inclusive bicolores - e também a forma variegada. Quando adulto esse arbusto escandente e espinhento pode atingir de 5 a 10 metros de comprimento. A primavera é uma planta muito rústica, que necessita de poucos cuidados e se adapta a diversos tipos de clima; sendo, inclusive, bastante resistente a mudanças bruscas de temperatura.

É certo, porém, que os coloridos mais vibrantes e intensos desta planta são encontrados em locais de clima quente e úmido.

Reprodução, cultivo, poda e adubação

Primaveras multiplicam-se por alporquia ou por estacas de galhos lenhosos, com aproximadamente 20 cm. A primavera gosta de sol pleno, clima quente e úmido, e suporta solos mais secos. As regas podem ser feitas aproximadamente de 15 em 15 dias. A freqüência só deve ser aumentada nos primeiros meses após o plantio ou em épocas muito quentes.

Sobre a questão do sol pleno, é interessante lembrar que em seu habitat natural, a primavera cresce encostada em grandes árvores e utiliza-se dela como tutor. Isso acontece particularmente com a Bougainvillea glabra, que emite brotações muito vigorosas na vertical, até atingir o topo da árvore. Aí, então, abre-se em copa e suas folhas e flores se confundem com as da própria árvore que serviu de apoio.

Assim, podemos pensar que é possível cultivar primaveras à meia-sombra, desde que haja condições da parte aérea receber raios solares diretos.

Recomenda-se fazer uma poda de limpeza periodicamente, removendo galhos secos e doentes, para favorecer o bom desenvolvimento da primavera e estimular sua floração constante. Após a poda é aconselhável realizar uma boa adubação, usando adubos orgânicos ricos em Fósforo (P). Em geral, as primaveras devem ser adubadas preferencialmente com material orgânico (esterco bem curtido, torta de mamona ou farinha de ossos). No caso de optar pelo adubo químico, a recomendação é aplicar uma formulação NPK 10-20-15 ou aproximada, com predominância do P (Fósforo) da fórmula.

Apesar de rústica, a primavera pode ser atacada por lagartas (que devem ser eliminadas pela catação manual) e doenças fúngicas. Se o problema for muito grave, indica-se borrifar a planta com um bom fungicida, tomando sempre o cuidado de não encharcar o seu solo, para evitar o acúmulo de umidade.
Primaveras em vaso: É possível cultivar a primavera em vaso, desde que sejam observados alguns cuidados essenciais:

* Preparar o solo para o plantio com uma parte de terra comum de jardim, uma parte de terra vegetal e duas partes de areia, para facilitar a oxigenação, impedindo que o substrato fique muito compacto.

* Colocar o vaso em local ensolarado. Para florescer, a primavera precisa de pelo menos quatro horas diárias de sol.

* Regar pela manhã ou à tarde, quando os raios solares não estão intensos.

* Fazer adubações periódicas, usando adubos orgânicos ricos em Fósforo (P).

Algumas formas de plantio:


Trepadeira
Bonsai
Em vasos
Carramanchão

Fonte: www.jardimdeflores.com.br"

6 comentários:

  1. A primavera está chegando é vc já no clima.
    Acredito que tudo irá ficar muito lindo sim.
    abração

    ResponderExcluir
  2. Primeira visita no seu blog, adorei.....vou te seguir de pertinho...rs......bjks...Gil

    ResponderExcluir
  3. OI Ana!!!!
    Amei sua visita,e mais ainda sua amizade!!!!
    Aparecida do norte é um refugio onde busco a paz e apresença de DEUS!!!!
    Adorei sua plantinha com certeza ela ficará muito bonita!
    Vou seguir vc de pertinho!!!
    beijos doces...

    ResponderExcluir
  4. BOM DIA! amiga cheguei aqui adorei tudo que vi,estou seguindo teu Blog,beijos

    ResponderExcluir
  5. adorei a bugavile do teu jardim.

    ResponderExcluir
  6. achei muito bom esse blog,entrei no google para saber sobre bugavile e encontrei esse site.
    gostei muito.abraços

    ResponderExcluir

Não vai embora assim. Deixe um recadinho.Fico tão feliz.Obrigada!!!Bjos

Related Posts with Thumbnails